terça-feira, 19 de maio de 2015

Atos dos Apóstolos ou Atos do Espírito?



    Interessante verificar no livro de Atos o fato de que, apesar de Estevão ter sido escolhido para tratar de assuntos materiais (necessidades carnais) como cuidar dos suprimentos de viúvas judias que falavam grego, para que os apóstolos se dedicassem ao ensino e a oração (necessidades espirituais), ele também foi usado pelo Espírito para o ensino, realização de sinais e a pregação. Acabou sendo morto, justamente pelo que pregou e ensinou, tornando-se o primeiro mártir da igreja[i]. Outro colega de Estevão, Felipe, que também havia recebido dos apóstolos a mesma tarefa que Estevão, por sua vez, foi usado pelo Espírito para levar o evangelho a Samaria. Tarefa que, aliás, havia sido designada aos apóstolos por Jesus. Será que os apóstolos estavam reticentes em cumprir sua missão? Será que estavam acomodados em Jerusalém? Felipe também foi usado para apresentar o evangelho a um alto funcionário da rainha dos etíopes, Candace[ii].
    Será que uma das lições que o livro de Atos queira nos ensinar seja o fato de que o Espírito Santo age, muitas vezes, a despeito das decisões dos líderes. Talvez, tentando nos dizer que, mesmo as autoridades da igreja, embora crentes e habitadas pelo Espírito Santo, não conseguem perceber a amplitude da obra e os desígnios divinos. Estes fatos também nos mostram que os apóstolos também não eram perfeitos, mas susceptíveis a erros e fraquezas. Podemos ver isso no episódio em que Paulo repreendeu Pedro por agir com hipocrisia, ao afastar-se da comunhão com os cristãos não judeus por temer que os cristãos judeus o criticassem por isso[iii]. Aliás, Paulo é outro exemplo da ação do Espírito sobrepondo-se às decisões apostólicas. Logo após a ascensão de Jesus, os onze apóstolos decidiram escolher alguém para substituir Judas Iscariotes. Fizeram isso com base em textos do Antigo Testamento e o fizeram através de sorteio, escolhendo Matias. Porém, no decorrer da história, quem acaba sobressaindo-se como apóstolo (ἀπόστολος = enviado, em grego), protagonizando o próprio livro de Atos, é Paulo.
    A obra é de Deus, apesar das vontades e decisões humanas. Quem pode conter o Ruah Elohim (וְר֣וּחַ אֱלֹהִ֔ים = Vento/Espírito de Deus)? “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. ” Apocalipse 2:7


[i] Atos dos apóstolos, capítulos 6 e 7.
[ii] Atos dos apóstolos, capítulo 8.
[iii] Carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 2, versículos 11 a 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário