quarta-feira, 10 de junho de 2015

O rigor, a misericórdia e a graça de Deus.


De acordo com a Bíblia, qual a “intensidade” da disciplina de Deus imposta aos seres humanos após a desobediência no Jardim do Éden?

As dores de parto impostas a mulher não a impediram de gerar “filhos e filhas”. A afirmação “e gerou filhos e filhas” ocorre na narrativa referindo-se a Adão (e sua mulher), a Sete, a Enos, a Quenã, a Maalalel, a Jarede, a Enoque, a Matusalém e a Lameque (com suas respectivas esposas). Haja parto!

A dificuldade de produzir alimento, a partir da terra, imposta ao homem, não foi tão intensa a ponto de impedir que Caim, que era agricultor, se orgulhasse em sua autossuficiência e desprezasse a Deus em suas atitudes.

A morte do ser humano, como consequência da desobediência, não foi instantânea. Adão viveu 930 anos, Sete 912 anos, Enos 905 anos, Quenã 910 anos, Maalalel 895 anos, Jarede 962 anos, Enoque não morreu, mas Deus o tomou, Matusalém 969 anos e Lameque 777 anos.

Na realidade o primeiro ser humano que morreu, Abel, não morreu de forma natural, mas foi assassinado, aparentemente antes mesmo de se casar, pelo seu próprio irmão (e na realidade, não poderia ser diferente, do contrário teria que ter sido seu pai ou sua mãe). Outras duas mortes mencionadas antes das mortes naturais foram executadas por Lameque, descendente de Caim, que também de forma descontrolada e desproporcional matou um homem por feri-lo e um jovem por pisa-lo.

Se prestarmos atenção, a misericórdia e graça divina estão presentes desde o início do Antigo Testamento, ao contrário do que muitos acreditam e se ouve por aí.

terça-feira, 9 de junho de 2015

A disciplina do Pai



Parece-me que YHWH, o Deus da Bíblia tem como grande desejo a formação de uma grande família. Desde o princípio criou o homem à Sua imagem e semelhança e soprou em suas narinas do Seu folego, Seu Espírito. Aceitando uma imagem de YHWH corrompida, apresentada pela serpente, o homem também se desfigurou de sua imagem inicial bem como daquele momento em diante, contaminado pela mentira, teve uma imagem distorcida de seu Criador.
Hoje, percebo que naquele momento, YHWH não amaldiçoou o casal edênico, mas a serpente e a terra (terra = adamá, em hebraico, de ode veio Adam (Adão), o primeiro homem). Porém, disciplinou a ambos. Disciplina, como sabemos, serve para ensinar algo, ajudar a compreender, instruir.
À mulher, impôs maior sofrimento no momento do parto, a dificuldade para “multiplicar-se e povoar a terra”. A incredulidade e a desobediência humana proporcionaram a YHWH grande dor e sofrimento para ver Seus filhos multiplicarem-se em uma grande família, dominando a terra em justiça e gozando de paz e prosperidade.
Ao homem, Adam, foi imposto a dificuldade de tirar da terra o fruto, a terra (adamá) não daria das plantas produtivas, “agradáveis aos olhos e boas para alimento” que haviam no Jardim, mas agora no campo, ervas, com espinhos e ervas daninhas. YHWH havia trabalhado com a terra para criar o homem, formoso, fértil e agradável. Agora tornara-se deformado, corrompido e rebelde, não correspondendo com as expectativas do Criador, causando-Lhe dor e sofrimento. Um filho revoltado.
Os sofrimentos e dificuldades então impostas ao casal permitem-lhes perceber a condição divina. O deus YHWH sofre desde o princípio e revelou isso de forma mais concreta em Jesus.
Porém os planos de YHWH não foram destruídos. Sua família está crescendo e está sendo preparada para habitar na nova terra, na plenitude que Ele sempre desejou ao ser humano.
Aqueles que veem no Cristo o Deus Criador e percebem quem Ele realmente é, também compreendem suas próprias deformações e corrupções e podem ser transformados através do novo nascimento, crescendo em “estatura e graça” na presença do Pai.
Não por menos, a nova realidade que está por vir é expressa em Apocalipse como um casamento. Jesus Cristo, o Filho, como Noivo, e os crentes (aqueles que acreditam Nele), a Noiva. Os fiéis neste mundo serão a Nora do Criador. Como Rute, que abandonou sua vida anterior para fazer parte de uma nova família, a família de YHWH.